sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Nem só de dieta vive uma mulher...

Se tem uma coisa que eu odeio é o desperdício.
Meu Pai é um senhorzinho de 90 anos e tem lá suas manias; uma delas é comer pão quente de padaria todos os dias.
Então já podem imaginar que sobra sempre alguns filãozinhos esquecidos, afinal eu só como pão integral light.
Pensando em que fazer com quatro filãozinhos remanescente lembrei de uma iguaria que minha Mãe fazia e deixo aqui a receita que eu fiz.
 
Pudim de Pão
Ingredientes:
- 04 filãozinhos (pão francês de 50g aprox) amanhecidos;
- 03 ovos grandes;
- 01 lata de leite condensado;
- a mesma medida (da lata) de leite integral;
- 03 xícaras de (chá) açúcar (sendo duas para o caramelo)
- 01 xícara de (chá) água quente
- essência de baunilha ou raspas de casca de laranja.
 
Preparo:
Fazer uma calda em ponto de fio grosso  com 02 xícaras de açúcar e 01 de água (deixo dourar bem o açúcar e acrescento a xícara de água quente, espero dissolver e chegar ao ponto de fio), depois caramelar uma forma para pudim média, reservar.
No liquidificador bater os ovos e toda a parte líquida da receita, picar os pãezinhos e ir acrescentando aos poucos no liquidificador. Quando a mistura ficar homogenea despejar na forma e levar ao forno em banho-maria por aproximadamente 50min (depende do forno).
Eu como sou uma preguiçosa nata e detesto ligar o forno para pouca coisa, fiz o banho-maria em uma panela com tampa. Cobri a forma de pudim com papel alumínio e acondicionei em uma panela acrescentei água fervente até metade da forma de pudim, tampei e levei ao fogo baixo por 35 minutos.
Vejam o resultado na foto.
Observação 1: Eu só experimentei um pedacinho da calda que açucarou pois meus irmãos farejam quando invento de fazer algo diferente , rs.
Observação 2: Coloquei um pacotinho de coco ralado na massa o que deu um encanto a mais segundo minhas cobaias.
 

2 comentários:

Milene disse...

Hummmm, Aninha, parece ter ficado delicioso, deu água na boca. Ótimo aproveitamento dos pãezinhos, tuas cobaias agradecem rsrs;))
Adorei os "filãozinhos", rsrs. Por aqui chamamos o pãozinho francês de 50 gr de cacetinhos, kkkkkk.

Beijocas

Nina disse...

wow, isso parece MUITO saboroso.

Ai Ana, é isso mesmo, tbm detesto desperdício. Nossa, tenho pavor se preciso jogar coisa fora :-(

Bjs e obrigada pela visita